Smart Rural Smart Hiese


O Smart Rural, Smart HIESE – Programa Estruturante de Suporte ao Empreendedorismo de Base Rural constitui-se como um projeto estruturante de empreendedorismo e inovação rural, alavancando o HIESE (Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos) enquanto espaço preferencial para a criação de ideias inovadoras e de iniciativas empresariais em meio rural, pela geração de oportunidades e difusão de conhecimento nesta área.

Enquadramento


A IPN-Incubadora é uma associação sem fins lucrativos, que tem por objeto estimular o empreendedorismo e fomentar a criação de empresas inovadoras de base tecnológica e serviços avançados. Desde a sua fundação há mais de 2 décadas, a IPN Incubadora apoiou mais 270 empresas, com uma taxa de sobrevivência de cerca de 80%. Em 2016 estas empresas faturaram, de forma agregada, cerca de 150 milhões de euros – dos quais 60% para o mercado externo – e empregavam, de forma direta, cerca de 2200 quadros altamente qualificados.


Face ao sucesso da sua atividade de incubação de empresas e à experiência acumulada nas dinâmicas do empreendedorismo, estabeleceu uma parceria com o Município de Penela, desde 2010, para apoio na implementação do projeto Smart Rural Living Lab (SRLL) - Valorização e Capacitação Económica do Concelho de Penela. Através de uma candidatura ao SIAC 51-2015- 01 (PO Centro 2020), a IPN- Incubadora, mobilizou as suas competências e estruturas, nomeadamente de mediação com o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (em particular da Universidade de Coimbra), para reforçar a competitividade do tecido económico regional e dos territórios de base rural, com um projeto-piloto no concelho de Penela, que visou valorizar o conhecimento científico, através da criação e densificação de redes de colaboração de forma a promover inovação, I&D e empreendedorismo alavancadas em novas tecnologias, metodologias e soluções capazes de dar origem a novos serviços, sistemas ou produtos de valor acrescentado, conceptualizados e testados pelos cidadãos em ambiente real. A candidatura envolveu operações iminentemente imateriais – relacionadas com as competências da IPN-Incubadora - destinadas a aumentar as condições envolventes que contribuem para o sucesso da iniciativa e, desse modo, de sucesso das empresas locais e do surgimento de novas ideias de negócio.


Tendo como “infraestrutura básica” o território concelhio de Penela, nomeadamente as áreas florestais e agrícolas e os seus produtos derivados, bem como o contexto socioeconómico rural, o Município de Penela afirmou-se obrigatoriamente como parceira informal da candidatura do SRLL. O território concelhio foi o campo de aplicação de projetos sustentados nos conceitos de criatividade e experimentação, apoiados nas infraestruturas da IPN-Incubadora edas empresas que queriam investir neste modelo de inovação aberta.


A existência, no concelho de Penela e na região Centro, de elevado potencial ligado aos produtos endógenos e ao meio rural, tornou pertinente a criação de um espaço físico dotado de um conjunto de valências que o tornem uma referência à escala regional no desenvolvimento de projetos de I&D e de Inovação e no acolhimento de novas iniciativas empresariais ligadas à economia rural. Este espaço é o Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos (HIESE), cuja edificação foi realizada pelo Município de Penela, com financiamento no âmbito do Eixo 1 - Sistema de Apoio a Áreas de Acolhimento Empresarial e Logística do PO Regional do Centro 2007-2013 QREN com um valor de 1.242.433,48€ de investimento elegível. O HIESE é o espaço de acolhimento do SRLL e está especificamente orientado para o desenvolvimento de ideias e negócios em meio rural, pautado pelo modelo de inovação aberta, em setores considerados estratégicos. Sedeado na Quinta do Vale do Espinhal, próximo da Vila de Penela e da Zona Industrial.

Os nossos objectivos e eixos


A IPN-Incubadora em parceria com o Município de Penela, dinamiza o "Smart Rural, Smart HIESE, – Programa Estruturante de Suporte ao Empreendedorismo de Base Rural", com o objetivo de acolher um projeto estruturante de empreendedorismo e inovação rural, alavancando o HIESE enquanto espaço preferencial para a criação de ideias inovadoras e de iniciativas empresariais associadas em meio rural, pela geração de oportunidades e difusão de conhecimento nesta área.

Existem 4 EIXOS estratégicos que, com base no objetivo definido, enquadram as ações a desenvolver.

01

Afirmar o HIESE como espaço privilegiado para a incubação e aceleração de empresas de base rural.

Para a sua concretização será implementado um roadmap tecnológico para as empresas em meio rural que permita alavancar um conjunto de ações estruturadas ao nível transferência e valorização do conhecimento entre instituições do ensino superior e as empresas. Em simultâneo serão estudadas e disseminadas boas práticas de inovação rural, garantindo-se ainda a presença em eventos e a promoção de atividades de technology scouting.

02

Gerar conhecimento prático e científico, ao nível dos riscos e das oportunidades do mundo rural.

Através de ações com vista à transferência do conhecimento para empreendedores e empresas do mundo rural, prevendo-se a organização de eventos como ateliers de criatividade e mentoring, concursos de ideias de negócios, sessões de networking e brokerage e um congresso.

03

Garantir a transferência do conhecimento e a experimentação de soluções direcionadas para a inovação rural.

Através do desenvolvimento de um programa estruturado de captação de novas empresas e ideias de negócio, da definição da proposta de posicionamento do HIESE e de bolsas para o apoio a jovens empreendedores.

04

Acompanhar e disseminar o SMART RURAL, SMART HIESE – Programa Estruturante de Suporte ao Empreendedorismo de Base Rural.

Ações e Resultados


Os eixos estratégicos são operacionalizados a partir de um conjunto de 13 ações, que se articulam tendo em vista a obtenção de resultados. Estes materializam a concretização das ações e evidenciam o cumprimento do objetivo do projeto.

Ação 01

Roadmap Tecnológico do Mundo Rural

Visando desenvolver o respetivo relatório e criar redes de transferência e valorização do conhecimento entre Instituições de ensino superior e o HIESE.

Ação 02

Smart rural knowledge / Platafoma de negócios e ideias de base rural

Para a estruturação e criação do website, incluindo uma base de dados georreferenciada de projetos de inovação rural.

Ação 03

Boas práticas internacionais de inovação rural

Alvo de estudo e seleção, que serão depois estruturados num relatório, e que incluirá uma missão institucional de benchmarking.

Ação 04

Participação em eventos e technology scouting

Incluindo eventos nacionais e internacionais e visitas de technology scouting.

Ação 05

Ateliers de criatividade e mentoring

Definidos num programa de planeamento e cujos resultados serão resumidos num relatório com os principais resultados.

Ação 06

Smart rural contest / Concurso de ideias de negócio

Com o respetivo regulamento disponibilizado aos participantes, cujas ideias serão apoiadas em workshops e atividades de networking, com três premiados por edição.

Ação 07

Rural Open Days / Sessões de Networking e Brokerage

Incluindo a programação, organização e preparação do relatório síntese.

Ação 08

Smart Rural Congress

Que se constituirá como o evento por excelência de disseminação dos resultados, prevendo todas as etapas prévias que concernem a planificação, a organização e a preparação do relatório síntese.

Ação 09

Programa de captação de empresas e de ideias de negócio de base rural

Prevendo as atividades de caracterização prévia das empresas e empreendedores, até à angariação das iniciativas empresariais.

Ação 10

Modelo de gestão e funcionamento do HIESE

Incluindo o âmbito de intervenção e implementação.

Ação 11

Bolsas para Jovens empreendedores

Para o apoio e incentivo à criação de novas empresas de base rural.

Ação 12

Dinamização, acompanhamento e avaliação

E prevendo a publicação dos respetivos relatórios.

Ação 13

Comunicação e disseminação

De acordo com um plano que visa empreendedores e empresas de base rural, e que inclui o desenvolvimento da imagem corporativa e todas as iniciativas de divulgação.