HIESE


O HIESE Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos é uma incubadora focada no empreendedorismo e inovação em meio rural, com condições e serviços de excelência no apoio às empresas, sobretudo nas fases iniciais do seu ciclo de vida, reforçando a sua capacidade de inovação, crescimento e competitividade.

Sectores Estratégicos


Agroindústrias

Floresta

Energias Limpas

TICE

Serviços Ambientais

Produtos e Serviços para Turismo

Edifício


O HIESE é propriedade do Município de Penela, que reconverteu e alargou uma casa rural, transformando-a numa incubadora moderna com várias funcionalidades. Este equipamento desenvolve-se em 2 pisos com 15 escritórios disponíveis para acolher empresas; possui uma área para coworking, uma sala de formação/reuniões e uma sala polivalente para eventos; dispondo de instalações sanitárias com acessibilidade, uma copa e espaço para refeições, espaços comuns onde as empresas incubadas poderão interagir entre si ou aproveitar para reunir com clientes ou parceiros. O acesso ao segundo piso pode ser feito por elevador. No primeiro piso encontra-se o front office e espaços administrativos, bem como o gabinete da direção.

Serviços


Incubação física e virtual

Mentoring

Coworking

Internacionalização

Plataforma rural

Consultoria

Programas de incubação e aceleração

Formação

Planos de negócio

Networking

Assistência técnica especializada nas áreas jurídica, fiscalidade e contabilidade, higiene e segurança no trabalho, financiamento, investimento e criação de postos de trabalho

Modalidades de Incubação


O HIESE disponibiliza espaço físico de utilização independente e partilhada (co-work), devidamente infraestruturado com energia elétrica e redes de comunicações de voz e dados.

O espaço para escritório independente, inclui:

01

Energia eléctrica até ao limite de potência definido pela entidade gestora

02

Acesso a serviços de telefone fixo com contas individualizadas

03

Acesso à internet

04

Mobiliário de escritório composto por secretárias, cadeiras e armários

05

Manutenção e limpeza das áreas de utilização comum e espaços exteriores

06

Sistema de videovigilância e alarme anti-intrusão

Os espaços disponíveis para incubação física têm áreas de 24, 25 e 35 m2, com os seguintes preços mensais (acrescidos de IVA à taxa normal de 23%):

Os preços de utilização do espaço de co-work são os seguintes (acrescidos de IVA à taxa normal de 23%):

Modalidade Valor Semanal Valor Mensal
Co-work 8,00 € 30,00 €

Parcerias


O HIESE é o terceiro espaço de acolhimento empresarial disponibilizado pelo Município de Penela — somando-se ao Mini-Habitat e ao smARTES (que inclui um FabLab).

Faz parte da rede Europeia de Living Labs (ENoLL). Com recursos e parcerias estreitas com o IPN – Instituto Pedro Nunes, com a Universidade de Coimbra e outras entidades do sistema científico e tecnológico, contribui para a consolidação do ecossistema de empreendedorismo qualificado da Região Centro.

Ecossistema empreendedor de Penela