O que são?

Os Living Labs são comunidades de actores envolvidos no processo de inovação, incluindo empresas, investigadores, consumidores e instituições públicas.

 

O Living Lab consiste num ambiente onde projectos de investigação, desenvolvimento e inovação, conduzidos pelas entidades parceiras, contam com a participação activa dos potenciais utilizadores, enquanto co-criadores de novos produtos/serviços (Inovação pelo Utilizador).

 

 

Objectivo geral

 

Implementar um modelo de inovação aberta, sustentado na parceria entre empresas – administração – cidadãos, que permita ao utilizador assumir um papel activo nos processos de investigação, desenvolvimento e inovação (User driven innovation – inovação dirigida pelo utilizador).

 

Assume-se a co-criação, ou inovação aberta, como factor distintivo deste modelo de desenvolvimento.

   

Objectivos específicos

 

      Trazer o utilizador para o processo criativo desde a fase inicial, permitindo a identificação de padrões comportamentais e necessidades emergentes;

      Permitir a avaliação prévia das implicações socioeconómicas de novas soluções tecnológicas através da demonstração da validade de modelos de negócio e serviços inovadores.

      Minimizar o défice  de inovação entre o desenvolvimento de tecnologias e absorção de novos produtos pelo mercado;

Destaques

SMART RURAL, SMART HIESE

 

O SMART RURAL, SMART HIESE é um projeto de empreendedorismo e inovação que pretende tornar o HIESE num espaço preferencial para o desenvolvimento de ideias e iniciativas empresariais inovadoras associadas ao mundo rural, nomeadamente em setores como a agricultura, as florestas, a saúde, o turismo e o património.

Continuar...

Agenda

Julho 2017
Sg Te Qa Qi Sx Sa Do
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Ideias SRLL